Seja Bem-vindo!

Hola! Bienvenido al blog de noticias de Shakira!

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Shakira faz apelo às guerrilhas colombianas

Shakira enviou ontem uma mensagem às guerrilhas colombianas juntamente com os presidentes Uribe, da Colômbia, Lula, do Brasil e Garcia, do Peru. Shakira chegou a Leticia, na Colômbia, no passado domingo para dar o seu contributo no plano de pressão sobre as guerrilhas dos vários cantos do paísAntes do encontro com os presidentes da Colômbia, do Brasil e do Peru, a cantora viajou até ao estádio de Leticia onde discursou para uma multidão de cerca de 20 mil pessoas.

Aqui, os presidentes Uribe, Lula e Garcia dirigiram-se ao público dos seus respectivos países para transmitirem uma mensagem de paz.

No seu discurso, Shakira fez questão de sublinhar que todos os colombianos estavam ali reunidos para gritarem por liberdade. «Liberdade para todos os colombianos, para aqueles que estão em cativeiro e ainda para aqueles que sucumbiram ao serviço da violência. Liberdade para aqueles que não podem escolher o sítio onde vivem».

A cantora agradeceu a todos os que estavam presentes e disse que «deviam estar orgulhosos por estar a participar num evento como aquele» e ainda que «a Colômbia estava a mudar, bem como todos os colombianos».

Shakira pediu aos guerrilheiros para «baixarem as armas e se libertarem da sua própria prisão, a prisão da escuridão da selva». Declarou, ainda, que aqueles que se quisessem render «podiam contar com o apoio do governo colombiano na reinserção social e na vida civil».

Depois deste contributo no combate às guerrilhas, Shakira pretende continuar este trabalho junto do presidente Uribe, bem como de outros líderes da região para promover a paz e o fim de décadas de conflito.



Noticias Relacionadas
Shakira participou no passado fim-de-semana numa manifestação de apoio aos prisioneiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC).

Além de ter interpretado o Hino Nacional da Colômbia junto dos Presidentes da República daquele país, Álvaro Uribe, e do Brasil, Lula da Silva, a cantora leu um emocionado discurso de apelo à libertação dos milhares de pessoas ainda mantidas em cativeiro pelas FARC.

«Estamos aqui reunidos para pedir liberdade aos nosso sequestrados, liberdade também para aqueles que estão a ser submetidos à violência, liberdade aos nossos exilados que não têm direito a decidir onde viver. liberdade para todos. Por isso estamos aqui. (...) E a todos aqueles que julgam não existir mais vida além da selva porque escolheram o caminho da violência, estamos aqui para lhes dizer que há e que queremos, com o coração nas mãos, com o coração aberto, pedir a todos os guerrilheiros que também são nossos irmãos, porque todos nascemos neste solo colombiano. Queremos pedir a todos os que se enchem de armas que se livrem eles mesmos desse sequestro, porque também eles estão raptados na escuridão da selva. Desmobilizem-se!», afirmou a intérprete.

O protesto do passado Domingo (20 de Julho) foi o maior de sempre na Colômbia, estendendo-se a várias cidades naquele país e à Europa.

Shakira pretende continuar a trabalhar próximo das autoridades colombianas e de outros líderes da região, para a conquista da paz na Colômbia.


Fontes-sol.sapo.pt; cotonete.clix.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário